sexta-feira, 14 de junho de 2013

Devemos ser chamados de racionais?

      Somos considerados seres racionais. Homens que evoluíram mais do que qualquer outro ser vivo na superfície terrestre e temos que denunciar algo que em hipótese alguma deveria acontecer. Hoje mais do que nunca me pergunto se realmente devemos nos considerar racionais. Chego neste questionamento depois que parei para analisar com calma o caso do massacre dos cães de Santa Cruz de Arari, no Pará. Me parece que o prefeito da cidade, Marcelo Pamplona, decidiu fazer seu papel de bom administrador tentando melhorar o aspecto da cidade. Fez tudo errado. Infelizmente não posso afirmar que foi um erro consertável, pois foram envolvidos neste erro a morte de pelo menos 300 cachorros, além de ser formado um pequeno comércio com a morte dos cães. Estava sendo oferecido para a captura dos animais R$ 10,00 para cada fêmea e R$ 5,00 para cada mancho COM DONOS! Depois da grande repercussão, logicamente o prefeito nega qualquer ordem de extermínio dos cães. 
     Em Belém foi feito um manifesto a favor da proteção animal, e o evento contou com o apoio dos atores Bruno Gagliasso,  Giovanna Ewba e Fiorella Mattheis e eles convidaram os manifestantes a participar da ONG Grupo de Ajuda Anjos Vira-Latas - GAAV. Sei que a mídia não tem problemas com poucas críticas e depois da aparição dos três, algumas pessoas afirmaram, indiretamente, que tudo era a pura publicidade, que os artistas não estariam realmente interessados na causa e que talvez nunca haviam colocado os pés em Santa Cruz do Arari. O interesse deles pode até ser apenas um método para a maior divulgação da causa, mas cá pra nós: eles fazem uma grande diferença. Quantos e mais quantos fãs enlouquecidos não mudam de opinião sobre qualquer assunto que seja, do mais bobo ao mais importante, só por que seu ídolo luta por aquela causa?
     Manifestantes de verdade não se importam se o ator global tal estará presente no manifesto, mais garanto que a simples imagem de um Rodrigo Santoro fará uma enorme diferença. Não sei se sou a úncia que pensa assim, mas celebridades como estas são estratégias de movimento. Bruno Gagliasso,  Giovanna Ewba e Fiorella Mattheis podem até estar engajados na causa, mas eles são apenas estratégias para a maior divulgação da causa. A mídia é assim. Se não fossem os atores da extinta ou não extinta banda Rebelde e seu público alvo, garanto que a marca Asepxia não teria contratado os aristas para a divulgação da marca. Tudo bem que o produto não é uma causa como a morte dos cães, porém a mesma ideia.
     Somos livres para opinar sobre qualquer assunto. Se és contra ou não a minha resposta sobre o caso, opine!
Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário